A Laranja Mecânica - Anthony Burgess

, , No Comments
Quem não conhece (ou pelo menos ouviu falar) do grande clássico do cinema "A Laranja Mecânica"? Foi realizado em 1971 por Stanley Kubrick, que também dirigiu pérolas como "The Shining" e "2001: Odisseia no Espaço".

O que muitos não sabem é que a violenta e chocante história do filme é baseada num livro, escrito por Anthony Burgess em 1962. Há uma catrefada de anos, portanto.

O livro não é fácil de começar. O narrador é um problemático adolescente de 15 anos que fala com um dialecto da rua, próprio das gangues, da idade, e das classes mais desfavorecidas. É utilizado vocabulário completamente fora daquilo que conhecemos, tanto que o livro é acompanhado de um glossário*. Mas conforme se avança na leitura e nos familiarizamos com os termos, tudo se torna mais fácil, e até é engraçada a forma como nos habituamos rapidamente a usar novas palavras para aquilo que tão bem conhecemos.

O autor conta a história de um futuro imaginário e deparamo-nos com cenários e situações de pura maldade, violentas, de uma crueldade infinita. O modo como tudo se desenrola é genial e vão ter de ler para saber mais. Não vale ver só o filme. O livro é muito mais, como quase sempre acontece.

O veco tirou os zúmbios da roca e foi horroróico, druco! (uma frase que só os que leram vão compreender...)


* Na primeira edição, que foi a que li.

0 comentários:

Enviar um comentário