Bem-Vindos a Esta Noite Branca - Gonçalo Naves

, , No Comments
Foi com ainda mais carinho que peguei no livro de Gonçalo Naves porque é oriundo da nossa terrinha. O miúdo tem apenas 18 anos mas a maturidade literária não o dá a entender. Gonçalo escreve como gente grande.

A história segue uma família portuguesa cujo filho, Vasco, tem uma doença rara que o deixa quase como um vegetal. Assistimos às mudanças na família - a tensão, a traição, a falta de interesse, o drama a crescer -, e seguimos várias personagens com a ajuda de um narrador activo que assume várias vozes.

A linguagem usada marca a diferença. Gonçalo mostra um domínio enorme da língua portuguesa e só assim é possível escrever como escreve. É preciso ler quase como estando em diálogo com o narrador para conseguir acompanhar a complexa narrativa. O autor não se coíbe de trocar as voltas à leitura tal como estamos normalmente habituados e poupa nas vírgulas, faz trocas inesperadas do verbo com o sujeito, omite palavras, e é preciso mais do que estar atento.

Para mim, é aqui que o livro peca. Não volto as costas à complexidade, mas por vezes vi-me na necessidade de ler, reler e voltar a reler para não perder o fio à meada. Reler não é necessariamente mau, mas neste caso senti que o ritmo quebra bastante. Outra questão que dificulta a leitura são as variadas intervenções do narrador para dar a sua opinião, introduzir outra questão ou fazer apartes, que dão valor à história, mas parecem acontecer demasiadas vezes.

Vale a pena ler Gonçalo. É um desafio, sim, mas também nos mostra o sentido de família, as dificuldades, uma atenção ao pormenor extraordinária, as diferenças entre gerações, e muito mais.

Bem-Vindos a Esta Noite Branca
Autor: Gonçalo Naves
Ano: 2015
A nossa pontuação: ★★☆☆☆
Disponível em ebook no site Wook. Recentemente também lançado em versão física.


0 comentários:

Enviar um comentário