A Cova - Cynan Jones

, , No Comments
Numa quinta no interior do País de Gales, Daniel tenta superar a morte da sua mulher. Ambos comandavam os destinos da quinta, até que ela sofre uma morte violenta. Daniel fica encarregue da quinta e dos animais, tentando superar a presença constante da sua mulher, que sente nas coisas e nas situações que vão acontecendo. Torna-se um solitário, transportando nas costas o peso da ausência dela e de fazer sozinho as coisas que antes faziam juntos.

Ao mesmo tempo, outro homem, grande e solitário também, ganha a vida a capturar texugos, espécie protegida, e vende-os com o fim de promover lutas ilegais entre estes animais e cães. O destino dos dois homens seguem em paralelo e vai acabar por se juntar.

Esperava muito mais, tanto pelos prémios que o livro ganhou, como pelos comentários positivos que fui lendo. A narrativa é algo repetitiva - os mesmos termos estão sempre a ser utilizados, assim como a construção das frases se repete, e também as situações que vão acontecendo, que são também desinteressantes e não carregam em si nenhuma moral em especial. Há algumas descrições chocantes (principalmente relativas à crueldade para com os animais) e ideias interessantes aqui e ali, mas no geral considero-o um livro monótono, daqueles raros casos em que quero chegar ao fim pelas piores razões.


As histórias destes homens são tão distintas e tão emocionalmente desligadas uma da outra, que acho que preferia que a narrativa girasse apenas em torno de um deles. O livro carrega um peso emocional muito forte, que podia ter sido aproveitado doutra forma.

A Cova
De: Cynan Jones
Ano: 2014
Editora: Cavalo de Ferro
A nossa pontuação: ★★☆☆☆

Disponível em Wook.pt

0 comentários:

Enviar um comentário