Adeus, Nico!

, , No Comments
Nicolau Breyner partiu hoje, aos 75 anos, vítima de ataque cardíaco. Alentejano de gema, nascido em Serpa, benfiquista apaixonado, foi uma das grandes figuras do cinema e da televisão portuguesa, que não se cansou de os impulsionar nos mais de 50 anos de carreira. Actor e realizador incontornável, era conhecido por todos. Foi uma das maiores caras e influências da comédia, e um talentoso realizador e produtor. Vai fazer muita falta. Mas fica a inspiração para as presentes gerações, e os inúmeros trabalhos onde deixou a sua marca, à frente e atrás das câmaras.

Com "Senhor Feliz e Senhor Contente" alcançou a fama, foi um dos pais da primeira telenovela portuguesa "Vila Faia", ganhou 3 Globos de Ouro, participou e realizou vários filmes e séries, e a lista do que fez é extensa, imensamente extensa, e de uma versatilidade assombrosa. Para além disso, sempre foi um inconformado, um crítico, preocupado com o país, com a cultura, com o estado das coisas. Houvessem muitos Nicolaus.

Destacamos aqui, hoje, a única biografia escrita em colaboração com o autor, da autoria de Sarah Adamopoulos. O título é curioso, e decerto uma das formas como ele gostaria de ser lembrado - "É melhor ser alegre que ser triste", lembra-nos toda a sua alegria e vontade de fazer mais e melhor, sempre.

Disponível no site Wook.pt

0 comentários:

Enviar um comentário