As Serviçais - Kathryn Stockett

, , No Comments
Este é um dos raros casos em que me diverti tanto com o filme como com o livro - são ambos fantásticos. A história passa-se nos anos 60 e acompanha a vida de um grupo de governantas negras que trabalham e tomam conta das crianças de famílias brancas. Numa época em que a segregação racial é imensa, elas avançam com um projecto inédito e arrojado - decidem escrever um livro a contar como se dedicam tanto a uma família e a criar os seus filhos, e sentem-se apenas usadas como objectos devido à cor da pele. Para isso contam com a ajuda de uma dessas crianças, agora adulta, que as vê de maneira diferente e as quer ajudar.

É uma história de grande beleza, e falo por mim ao dizer que é um grande choque perceber que na segunda metade do século em que nasci se ligava tanto à cor da pele. Para tudo. Nos restaurantes, nos transportes, na vida profissional, em todo o lado. Quem era negro, tinha de ser metido no seu lugar. Ainda bem que as coisas mudaram (pelo menos para a maioria de nós).

De qualquer modo uma das protagonistas arranjou uma forma brilhante de se "vingar", a sua pequena grande vingança pessoal, e digamos que é deliciosa. Vale a pena descobrir. O livro e o filme estão repletos de momentos cómicos, mas também muito sérios. Para além da desigualdade racial, a importância da amizade, o companheirismo, a religião, são temas também presentes. É, ao mesmo tempo, uma história de partir o coração e de esperança.

O filme é de 2011 e ganhou o Oscar (bem merecido) de Melhor Actriz Secundária para Octavia Spencer (à esquerda na foto). Esteve também nomeado para Melhor Filme e Melhor Atriz Principal. O livro, de 2009, é da autoria de Kathryn Stockett e valeu-lhe o título de Bestseller pela New York Times e entrou no top dos melhores livros do ano da Amazon.

0 comentários:

Enviar um comentário