Como é ler com dislexia

, , No Comments
A dislexia é uma condição relacionada com vários problemas na leitura, com diferentes níveis e várias formas de se manifestar. Quem sofre de dislexia relata problemas em soletrar palavras, em ler depressa, em voz alta, e também há quem tenha problemas visuais, como por exemplo ver as letras a mudar de lugar, entre outras manifestações.

Victor Widell criou um website que simula esta última condição. É uma doença difícil de explicar para quem não a sofre, e assim o autor pretende chamar a atenção sobre o assunto e mostrar como não é nada fácil viver com a dislexia. Na vida moderna, ler é mais do que uma necessidade, é-nos imposto onde quer que vamos, e não é nada fácil estar constantemente em esforço.

Olhando para o site, é assustador e dá dores de cabeça só de olhar durante um bocadinho. Nos comentários, os disléxicos dizem que a sensação de leitura é muito aproximada, embora seja impossível explicar a quem lê normalmente o que se sente ao pormenor. De qualquer forma, é uma excelente forma de nos fazer ver (ou ver muito mal) que viver com dislexia é um acto de bravura diária.




0 comentários:

Enviar um comentário