Partiu Imre Kertész, Nobel da Literatura em 2002

, , No Comments
Imre Kertész, escritor húngaro de origem judaica agraciado com o Nobel da Literatura em 2002, que sofria de Parkinson desde há alguns anos, faleceu hoje aos 86 anos.

A obra mais marcante do escritor, e que lhe terá valido o prémio, é o livro "Sem Destino", lançado em 1975. Neste, descreve o quotidiano de Auschwitz vivido por um rapaz de 14 anos, num relato autobiográfico impressionante que não foi muito bem aceite na Hungria comunista. Imre tinha essa idade quando foi deportado para Auschwitz e aí ficou até à libertação do campo em 1945, uma experiência que o terá marcado para sempre e definido o seu rumo literário.

Demorou 14 anos a escrever o livro, e publicá-lo não foi fácil - foi recusado por uma editora estatal e acabou por lançá-lo numa pequena chancela. Felizmente, veio a ter o destaque e a dimensão que merecia. O livro veio a ser adaptado para o cinema em 2005.

As condolências à família e amigos do escritor, cuja experiência de vida e aquilo que passou é apenas algo que podemos imaginar.


0 comentários:

Enviar um comentário