Por Aqui e Por Ali - Bill Bryson

, , No Comments
Com o título original (e muito mais bonito) "A Walk In The Woods", este livro conta a aventura do autor ao percorrer o Trilho dos Apalaches nos Estados Unidos, o maior trilho do mundo, com cerca de 3.500 quilómetros. O trilho atravessa 14 Estados e são precisos muitos meses para o percorrer por inteiro, mas a verdade é que apenas uma percentagem irrisória de caminhantes o consegue fazer.

O livro tem um tom humorístico muito apurado e não raras vezes dei por mim a gargalhar sozinha. Para além da história desta grande aventura, aprendi imenso sobre a exploração da natureza nos Estados Unidos, dados históricos sobre a construção do trilho, histórias fantásticas sobre antigos caminhantes que conseguiram proezas incríveis, e também outras mais tristes, de aventuras que resultaram em morte.

O autor partiu para o trilho com o seu amigo Katz e assim que se fizeram ao caminho descobriram que estavam em péssima forma física. Já não iam para novos e o excesso de peso não ajudava... No entanto, tudo melhorou com o tempo. Juntos passaram por muitas peripécias, como descobertas de animais selvagens curiosos, condições atmosféricas muito adversas, ou encontros com outros caminhantes muito difíceis de aturar.

A dinâmica entre Bill e Katz é fabulosa, divertida e comovente. Ler este livro é ser também transportado para a natureza selvagem, para onde não há vivalma, onde o estado puro das coisas nos toca o coração. Mostra-nos que fomos feitos para caminhar - não para andar de rabo tremido de carro -, para nos levarmos ao limite, para estarmos em harmonia com o mundo. O autor e o amigo, depois de andarem meses na floresta, quase já não sabiam andar em estradas e onde quer a civilização tivesse chegado. Quase que sentiram medo. E dá que pensar sobre que raio estamos a fazer com as nossas vidas.

Este relato fantástico deu um filme lançado no ano passado e teve como protagonistas os grandes Robert Redford e Nick Nolte. Estes dois dinossauros do cinema deram uma grande dimensão ao filme e mostraram na perfeição a amizade real que une os protagonistas do livro. O filme e o livro são bastante diferentes, já que este último está também cheio de factos, datas e acontecimentos relevantes, e o filme é mais centrado na amizade e o que andar na natureza pode fazer por ela. Eu adorei os dois, e ambos me deram uma grande vontade de largar tudo e ir caminhar sem destino pelas florestas adentro.


Por Aqui e Por Ali
De: Bill Bryson
Ano: 1998 (edição de 2015)
Editora: Bertrand
A nossa pontuação: ★★★★☆

Mais no site Wook.pt.

0 comentários:

Enviar um comentário