Arte-Terapia - Imagens para Colorir

, , 2 comments
Hoje falo-vos de um dos temas da moda: a arte-terapia, ou seja, imagens para colorir que funcionam como uma ferramenta anti-stress.

Muitas pessoas perguntam-me se realmente funciona, e eu respondo um simples "sim". Porquê? Porque vivemos numa sociedade repleta de estímulos, e estes livros de colorir permitem focar a nossa atenção numa actividade agradável, com resultados imediatos, ocupando e acalmando o nosso cérebro o tempo necessário para, muitas vezes, evitar crises de ansiedade ou respostas emocionais tóxicas.

Não é necessário ser-se um artista fantástico para pintar mandalas. Naturalmente, o nosso cérebro procura harmonia e padrões, opostos e contrastes, pelo que o importante é deixar fluir pelo lápis aquilo que vai na alma, distraindo o cérebro ao mesmo tempo que se treina a memória para criar a imagem que pretendemos.

Já vi pessoas pintarem cada mandala utilizando todas as cores do arco-íris, de uma forma livremente desconexa; outros, como eu, procuram harmonia em padrões e em todo um pandã cromático. Seja como for, estes pequenos livros de colorir, juntamente com o hábito de escrita de um diário, são uma excelente ferramenta para melhorarmos a nossa qualidade de vida.

Aqui vos deixo uma das imagens que estou a pintar. Pertence ao primeiro livro de arte-terapia editado no nosso país : Arte-Terapia Anti-Stress (Jardins - 100 Imagens para Colorir).  Este livro é uma excelente oferta para o Dia da Mãe!

Podem também encontrar, com uma simples pesquisa no Google, imensos sites com imagens para colorir e com de tudo um pouco, como o original Color Me Book que já aqui referimos.


2 comentários: