Curiosidades literárias da minha vida: Enxaqueca com Aura

, , 2 comments
Há uns anos atrás comecei por sentir dormência num braço, depois a minha visão começou a ficar afectada, e tudo isto era posteriormente acompanhado por uma valente enxaqueca, impeditiva e violenta.

Entre distorções visuais, em que o alto parecia baixo, o perto parecia longe, e tudo era um túnel, decidi ir ao neurologista. Diagnóstico : enxaqueca com aura. E agora vocês perguntam, mas afinal o que tem isto a ver com livros? Pois, minha boa gente, então não é que um dos meus autores de eleição sofria de enxaqueca com aura? Quem, perguntam? O Lewis Carroll!

A sensação de queda da Alice, a ansiedade do Coelho, as cores, a distorção de tamanhos e espaço e distâncias...tudo isso são sintomas de enxaqueca com aura, patologia que afecta cerca de 10% das pessoas que sofrem de enxaqueca, o que quer dizer que somos poucos mas bons. Parece que o autor, no meio das suas crises, usava a escrita como medicamento e a criatividade como profilaxia.

Impressionante como a literatura consegue transformar até as mais estranhas patologias em obras de arte. Confesso que saber que partilhava um pedaço de uma neurologia distinta com um autor que me fascinava foi uma lufada de ar tão fresca que quase (quase!) me minorou as dores.

Por isso, já sabem, da próxima vez que pensarem no País das Maravilhas, pensem que aqui, deste lado, está uma Chapeleira Louca Neurológica, ou então, da próxima vez que tiverem uma enxaqueca, pensem que no fundo isso é apenas uma manifestação da vossa genialidade.


Ah! E o Van Gogh também sofria desta maleita. Aqui vos deixo um quadro que se diz ter sido inspirado numa das suas crises.

Enxaqueca : o mal dos génios :)

Os curiosos pelo assunto, podem ler mais aqui.

2 comentários:

  1. Ora, quer dizer que tenho manifestações de genialidade recorrentes desde os 6 anos de idade? Se bem que as minhas enxaquecas não são dessas especiais de corrida, só muito raramente deixo de ver... mas tenho muitas náuseas e vómitos à mistura, também serve? ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Serve pois, e se a náusea for anterior à dor de cabeça...bem...PARABÉNS! É considerada uma aura :D és genial, portanto, nada a fazer!

      Eliminar