Daphne - Justine Picardie

, , 4 comments
"Daphne" relata a verdadeira história da escritora inglesa Daphne du Maurier no fim da década de 50. Aos 50 anos, Daphne vive um período negativo. Apesar de ter escrito alguns bestsellers, sente que não é devidamente reconhecida e que é vista apenas como uma escritora de romances de cordel. Passa o tempo assombrada por Rebecca, uma das personagens mais icónicas que criou. Na vida pessoal, o seu marido passa por uma depressão e a vida dos dois como casal deteriora-se, ainda para mais quando descobre a que é traída. A juntar a tudo isto, durante a maior parte do tempo sente-se sozinha numa casa enorme.

Para combater o negrume em que a sua vida está afundada, Daphne lança-se na missão de escrever a biografia de Branwell Brontë, cuja vida está envolta em mistérios literários, que envolvem manuscritos roubados, assinaturas forjadas e muitas dúvidas sobre a autoria de algumas obras da família. A autora pede a ajuda de Symington, um especialista em Brontë que está na ruína, mas a "ajuda" depressa se torna uma dor de cabeça e adensa ainda mais a teia dramática.

A narrativa é contada na 3ª pessoa enquanto Daphne e Symington vivem as suas vidas e se correspondem, e é entrelaçada com momentos do presente contados na 1ª pessoa, pela voz de uma personagem ficcional que é estudante. Esta é fã de Daphne e quer escrever uma tese sobre ela, e depara-se com toda a obsessão da escritora por Brontë e com as cartas trocadas com Symington, e entende que fez um achado capaz de abalar a cultura literária.

É incrível a pesquisa que Justine Picardie teve de fazer para escrever este livro, que podia ser muito denso e difícil de ler. Mas vermos, alternadamente, as visões de três personagens diferentes, dá uma dinâmica que efectivamente resulta. Aprendi imenso, há muitas referências curiosas, alguns momentos de humor e uma intriga crescente que nos prende.

Daphne
De: Justine Picardie
Ano: 2006 (edição de 2010)
Editora: Dom Quixote
A nossa pontuação: ★★★☆☆

Disponível em wook.pt.

4 comentários:

  1. Conhece o "Manderley Forever"? Vale a pena se gosta da Daphne du Maurier. Abrange um período maior de tempo. Este vou acrescentar à lista de livros a ler um dia destes!

    ResponderEliminar
  2. Daphne du Maurier é uma escritora que ando a ler, depois de a ter descoberto através do cinema (as três adaptações que Hitchcock fez de livros dela) e tenho imensa curiosidade no "Diário de Rebecca", que ela escreveu após o famoso Best Seller, para saber um pouco mais sobre esta personagem nascida da sua escrita.Tomei nota da sua sugestão, obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este livro também me despertou o interesse pelo "Diário de Rebecca", parece-me uma personagem bastante misteriosa e marcante. Irei ler certamente. Obrigada pela visita!

      Eliminar