Marcelo no Mundo Real - Francisco X. Stork

, , No Comments


Marcelo Sandoval é um rapaz de 17 anos com dificuldades cognitivas semelhantes ao autismo. Ele esteve até agora numa escola especializada para jovens como ele mas o seu pai, Arturo, acha que está na altura de Marcelo se integrar no "mundo real". Então propõe-lhe que trabalhe no seu escritório de advogados durante o verão. Se se mostrar empenhado em realizar as tarefas diárias que lhe serão propostas, o pai está disposto a deixá-lo continuar na escola especial que sempre frequentou. Caso contrário, terá de ir para uma escola dita "normal" e lá enfrentar o tal "mundo real" que Arturo teme que engula o filho quando for mais velho.

Apesar do medo inicial de enfrentar um mundo completamente diferente do que estava habituado, Marcelo aceita trabalhar no verão. Tudo é novo para ele, desde as conversas de circunstância que tem de ter com desconhecidos até apanhar transportes públicos e movimentar-se pela cidade sozinho. Mas o pior para Marcelo é compreender os outros. É conseguir distinguir pelas expressões faciais, pela postura ou pelo tom de voz se as pessoas estão zangadas, a gozar com ele, a aproveitar-se dele ou a mentir.

Esta é a introdução de Marcelo no mundo dos adultos, um mundo que tem dificuldade em acompanhar e que o toma de assalto todos os dias, a toda a hora. Está constantemente a receber novos estímulos, a compreender que o mundo contém tanta maldade mas sem perceber porquê e que existem conspirações para esconder verdades que não entende. No entanto, também percebe que há, no meio dos tais desconhecidos, pessoas boas, que valem realmente a pena, e que nos podem mostrar coisas que nunca vimos, que nos podem fazer sonhar e planear coisas diferentes, que nos dão esperança de que nem tudo é mau.

A inocência e ingenuidade de Marcelo são comoventes e a simplicidade com que coloca os assuntos deixa-nos sem chão. Mostra-nos que complicar, esconder e manipular são acções recorrentes e somos completamente culpados. Ensina-nos que as desculpas que damos, as respostas que inventamos e as elaborações que fazemos já nos são tão naturais que nem as conseguimos explicar a alguém que, como ele, apenas tenta compreender a lógica das acções.

O livro faz parte do Plano Nacional de Leitura, recomendado para a Formação de Adultos.

Marcelo no Mundo Real
De: Francisco X. Stork
Ano: 2009 (reedição de 2011)
Editora: Editorial Presença
A nossa pontuação: ★★★★☆

Disponível no site Wook.

0 comentários:

Enviar um comentário