Os Tommyknockers - Stephen King

, , 4 comments
Este é um dos livros menos conhecidos de Stephen King. "Os Tommyknockers" é um livro de ficção científica, tema pouco habitual no mestre do terror, mas tem toneladas de suspense e não deixa o terror completamente de fora.

Bobbi Anderson é uma escritora de westerns que vive isolada na floresta junto à povoação de Haven. Um dia tropeça em algo na mata e o estranho objecto chama-lhe a atenção. Ao escavar começa a perceber os contornos daquilo que vai mudar a vida dos habitantes de Haven, e não só, para sempre. Bobbi não consegue pensar noutra coisa e escava sem parar. Quase sem se aperceber, começam a acontecer alterações no seu corpo e na sua mente - as necessidades fisiológicas ficam para segundo plano, caem-lhe os dentes, o cabelo, não pára de sangrar e aos poucos a influência do objecto estranho estende-se também aos outros habitantes de Haven, quase como se libertasse um gás estranho. Quase sem dar por isso, toda a comunidade começa a comunicar por pensamento e a ter ideias fantásticas que antes nunca se atreveriam a formular.

Quando o amigo de Bobbi, Gard, chega a sua casa, depara-se com um cenário horrível. Bobbi está irreconhecível com um aspecto deplorável e só se importa em continuar a desenterrar o estranho objecto. Gard vai-se apercebendo, aos poucos, que está metido numa situação de risco e que a povoação representa um perigo crescente que ele vai ter de controlar.

Uma das melhores características do livro é a descrição das imensas personagens. Apesar de começarmos com a dinâmica dos amigos Bobbi e Gard, acompanhamos a "transformação" de dezenas de personagens, cada um com uma história peculiar e com características muito próprias. É a magia do Stephen King a funcionar - ele consegue entrelaçar-nos nos pormenores de tal forma que não temos outro remédio senão ficarmos presos e continuar a ler. A trama está construída de forma sublime e a maneira como os acontecimentos se cruzam e se desembrulham é de grande mestria.

Curiosamente, Stephen King disse, alguns anos depois do lançamento, que não se orgulhava de ter escrito este livro. E eu, como grande fã e seguidora, permito-me discordar e aconselhar a leitura a toda a gente.

Em 1993, saiu uma mini-série baseada no livro e foi divulgado em 2013 que iria ser adaptada novamente para televisão.

Os Tommyknockers
De: Stephen King
Ano: 1987
Editora: Temas e Debates
Páginas: 778

A nossa pontuação: ★★★★☆




Arma de Arremesso 4

As 778 páginas em letra miudinha desta edição de "Os Tommyknockers" fazem com que este exemplar mereça pertencer à categoria Livros da Pesada.

Peso: cerca de meio quilo
Lombada: 3,5 cm
Ideal para: lançar com toda a força à moleirinha de quem acha que somos os donos do universo, que estamos sozinhos em toda a galáxia e somos a espécie que domina todos os sistemas solares...

4 comentários:

  1. Gosto da ideia dada no "Ideal para:". às vezes dava vontade de andar com este ou outro do género debaixo do braço! Mas Stephen King não faz de todo o meu género (já me "aterrorizei" com as adaptações ao cinema, com os livros não dormiria uns dias seguidos!)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eheh é verdade Paula, devíamos ter um exemplar pesadote sempre à mão para arremessar a quem mereça :P Eu adoro, adoro, adoro o Stephen King! Sou uma grande fã de terror, suspense e mistério e ele é o "rei" :)

      No entanto vou ter de lhe sugerir o "The Green Mile" (À Espera de Um Milagre), que é um dos livros mais belos que já li e que não tem nada de terror. Deve lembrar-se do filme com o Tom Hanks (http://www.imdb.com/title/tt0120689/?ref_=nv_sr_1). Tanto o livro do Stephen como a adaptação ao cinema são 5 estrelas!

      Eliminar
  2. Tenho que confessar que esse é um daqueles que nunca vi! Falha minha, eu sei. Quer dizer que Stephen King de vez em quando envereda por caminhos tranquilos? Interessante!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade! E este foi um dos poucos livros que me fez chorar feita Maria Madalena... Se tiver oportunidade de ler, aconselho vivamente :)

      Eliminar