50 obras indispensáveis da literatura portuguesa

, , 2 comments
O Diário de Notícias fez uma lista das 50 obras mais importantes da literatura portuguesa, de todos os géneros. Foi preciso um mês para se chegar à lista final e muitas opiniões foram consultadas (António Mega Ferreira, Isabel Alçada, Nuno Júdice, Fernando Pinto de Amaral...) mas chegou-se finalmente à lista que podem consultar aqui.

Como em cada cabeça sua sentença, provavelmente vamos sentir falta de uma ou outra obra, mas penso que está uma lista bem representativa. É com alguma vergonha que assumo só ter lido cerca de um quarto dos livros desta lista mas orgulho-me de ter 6 deles na prateleira. E talvez o meu preferido de todos eles seja "O Livro do Desassossego" (nem é preciso falarmos da sua genialidade), mas é o "Aparição" do Vergílio Ferreira que quero destacar. Foi-me 'impingido' nas aulas de Português e fez-me apaixonar por Vergílio, embora a obra que mais me tenha marcado tenha sido "Escrever".

Vou lançar um desafio a mim própria e completar a minha lista.


2 comentários:

  1. Da lista toda só li 4. Mas já li tanta outra coisa que não está nesta lista e achei tão interessante! Listas valem o que valem! :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro, é cada cabeça sua sentença! Há autores, como o Gonçalo M. Tavares, que não li o sugerido mas li outros, e tão bons!

      Eliminar