A livraria aberta 24 horas por dia

, , 2 comments
Existe uma cadeia de livrarias abertas 24 horas por dia que está a ser um sucesso tão grande que já se expandiu para 48 lojas em Taiwan, Hong Kong e China. O conceito parecia estar condenado ao fracasso, já que a principal premissa é um convite a todos para lerem à vontade, em qualquer hora, sem terem de pagar. Portanto, é quase uma biblioteca com opção de compra aberta o dia inteiro.

O curioso é que o período com mais clientes é entre as 22h00 e as 02h00 e ao que parece estão a roubar clientela aos bares, aos karaokes (muito populares por aquelas bandas) e às discotecas. Como muitos dos livros estão em inglês a Taiwan’s Eslite Bookstore já se tornou também uma atracção turística.

Para ter lucro, este conceito de biblioteca-livraria é acompanhado de muitas outras actividades, como degustação de vinhos, sala de chá, venda de roupa, café, restaurante, concertos, espectáculos de dança, exibição de filmes, cursos de culinária, e muito mais. Apesar disto tudo, o papel principal é dos livros. São eles o motivo que faz com que os clientes venham visitar e se deixem estar, à vontade, sem pressão. É um centro de leitura, de convívio, de artes, aberto todo o dia, sempre pronto a receber. Eu frequentaria!

Fonte: The Guardian







2 comentários:

  1. O que me agrada nesta livraria é o "aspecto físico" do livro e de os seus leitores poderem usufruir da leitura, já por aqui neste país chamado "cantinho lusitano", até temos uns letreiros a chamar a atenção de ser proibido ler ou estudar neste local/mesa, já vi isso em cafés de entidades particulares, na Culturgest, na Gulbenkian. Na verdade a leitura é uma actividade muito subversiva.
    Bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É ridículo! Somos meros portadores de carteiras, e quase nem podemos cheirar os livros! A leitura é para ser incentivada, e não travada. Adorei o exemplo desta livraria, arranjaram várias formas de subsistência sempre à volta daquilo que importa - os livros. Bom fim-de-semana!

      Eliminar