Dois Hotéis em Lisboa - David Leavitt

, , 2 comments
1940. Lisboa. Em plena Segunda Guerra Mundial, a cidade é um porto de abrigo repleta de refugiados que chegam e partem para vários locais do mundo, especialmente para a América. É este o destino dos dois casais protagonistas desta história.

Peter e Julia Winters são expatriados americanos que antes viviam em Paris. Iris e Edward Freleng, também americanos, são escritores boémios que já viveram um pouco por todo o lado. O primeiro contacto entre os casais dá-se na pastelaria Suíça, que passa a ser um dos palcos das conversas e dos encontros dos quatro, que descobrem estar à espera do mesmo barco rumo à América. Pese embora as diferenças que separam o seu estilo de vida, cedo criam laços e exploram juntos as ruas da Baixa Lisboeta, o Rossio, o Castelo, o Cais do Sodré os restaurantes e bares, descritos de forma pitoresca.

Conforme o tempo passa vamos conhecendo, através da voz de Peter, o narrador, as peculiaridades de todas as marcantes personagens. A sua mulher, Julia, judia, vive uma existência triste e enfadada onde nada a entusiasma. Iris é uma mulher aparentemente forte e destemida que parece carregar o mundo, e os outros, às costas. Edward é como uma super estrela, deambulando numa cidade há dois dias como se lá morasse há anos, conhecendo toda a gente e fazendo contactos.

Toda a dinâmica entre os casais muda quando Peter e Edward fazem um passeio sozinhos ao Estoril e inesperadamente e surpreendentemente sucumbem a uma atracção mútua que os ligava nos últimos dias. A ligação e admiração que sentiam um pelo outro transforma-se em algo físico e sexual e dá-se início a algo com que Peter não sabe como lidar. Assistimos à sua luta interior para se compreender a si e a Edward, para conjugar a sua vida com a mulher e para seguir a sua vida depois de descobrir que se sentia atraído por outro homem.

A primeira razão pela qual adorei este livro prende-se com o facto de ser algo surreal ler as descrições que o autor faz de Lisboa. É do outro mundo saber o que um estrangeiro tem a dizer da nossa capital e de forma tão pormenorizada. Aqui, o autor fez um trabalho de casa excelente. É conhecer todo um novo olhar sobre algo que pensamos conhecer bem e é uma lufada de ar fresco. Há pormenores deliciosos de ler, como a primeira vez em que o narrador sobe ao Elevador de Santa Justa ou como descreve Sintra. Para além disso, fiquei a conhecer antros, becos, segredos que desconhecia e é fantástico.

Depois, é uma trama espectacular que nunca nos cansa e onde há surpresas ao virar de cada página. É uma leitura que se faz num instante, alimentada por quatro personagens principais muito bem construídas e alicerçada por um romance sórdido e inesperado entre dois homens casados. Portanto, é um livro que me fez redescobrir Lisboa e as relações humanas.

Dois Hotéis em Lisboa
De: David Leavitt
Ano: 2013 (reedição de 2014)
Editora: Quetzal
Páginas: 296

A nossa pontuação: ★★★★☆
Disponível no site Wook.

2 comentários:

  1. Vou procurar, é uma época que me interessa! Aconselho, caso não conheça, os livros do Robert Wilson passados em Lisboa "A small death in Lisbon" e "The company of strangers"

    ResponderEliminar
  2. Do Robert Wilson só conheço O Cego de Sevilha (que gosto muito). Obrigada pelas sugestões, vou seguir decerto :) Bom fim de semana!

    ResponderEliminar