Era Bom Que Trocássemos Umas Ideias Sobre o Assunto - Mário de Carvalho

, , No Comments
É em tom cómico e acutilante que começa a narrativa. Esbarramos numa linguagem diferente de tudo o que já lemos, como se se tratasse de uma conversa informal, sincera e sem necessidade de artifícios. É-nos apresentado Joel Strosse como protagonista de uma história que dá muitas voltas e muitas alfinetadas aqui e ali.

Joel meteu na cabeça, aos 50 anos, ser militante do PCP. O destino põe-lhe à frente Jorge, amigo de uma juventude há muito ida, professor, ele próprio ligado à política. Joel, enfiado numa vida algo enfadonha e sem propósito, vê no partido a oportunidade tardia de sentir pertença e camaradagem. Quer tanto, que desespera, todo o livro, por uma resposta às suas preces. Entre Lisboa e a Caparica, seguimos as vidas de Joel, da esposa, as suas desesperanças no trabalho, as suas aspirações políticas, a relação com Jorge, e Eduarda Galvão, jovem jornalista que se vai impondo na vida de toda a gente.

Quem já leu Mário de Carvalho sabe reconhecer a sua escrita em qualquer lado e é um prazer ler o autor. Se há alguém que domina a língua portuguesa, é ele. E ensina-nos tanto, como quem não quer a coisa, durante a trama, que damos por nós a aprender enquanto desfrutamos de uma divertidíssima história. O autor fala constantemente com o leitor, puxa-o, rouba-lhe a atenção, faz piadas, goza com as situações e consigo próprio num discurso crítico, inteligente e único.

Tenho grande orgulho de ter tido Mário de Carvalho como professor na Escola Superior de Comunicação Social. Aprendi à séria, e as coisas por ele transmitidas têm perdurado ao longo dos anos. Nunca me esqueci. Para além disso, tem uma história de vida impressionante que eu na altura desconhecia. Lutou contra o fascismo, foi preso pela polícia política, sofreu privação do sono durante 11 dias e foi exilado na França e Suécia. Um escritor que carrega consigo uma bagagem como poucos e com quem tive o prazer de trocar algumas ideias sobre os assuntos.

Era Bom Que Trocássemos Umas Ideias Sobre o Assunto
De: Mário de Carvalho
Ano: 1995 (reedição de 2014)
Editora: Porto Editora

A nossa pontuação: ★★★★☆

Disponível no site Wook.

0 comentários:

Enviar um comentário