Tubarão - Peter Benchley

, , 4 comments
Se nasceu nos anos 80 ou nas décadas anteriores é provável que, como eu, tenha visto o filme "Tubarão" dezenas de vezes. Era dos meus filmes preferidos quando era miúda e ainda hoje o considero um grande marco do cinema. Em 1975 Steven Spielberg realizou este filme icónico que marcou e continua a marcar gerações, com efeitos avançados para a altura e com uma banda sonora que há-de permanecer para sempre - estou a falar em particular daquele som que surge cada vez que o tubarão se aproxima, reconhecível em todo o mundo.

Finalmente li o livro que inspirou um dos maiores blockbusters de sempre. Foi escrito em 1974 por Peter Benchley e não esperava que fosse tão diferente do filme. Fez-me dar ainda mais valor ao trabalho feito por Spielberg porque transformou a história em algo melhor. Não é que o livro seja mau - até há mais mortes, o que é óptimo - mas o realizador conseguiu focar-se no que é importante e dar um carácter às personagens que o livro não dá.

No livro, há mais personagens e histórias paralelas que vão influenciando a forma como se lida com a situação do tubarão, o que faz com que se demore algum tempo até às tomadas de decisão acerca do animal. Passa-se muito tempo, por exemplo, em torno da questão do fecho ou abertura das praias. As personagens não são assim tão "simpáticas" como são retratadas no filme. Até o chefe da polícia Brody não nos inspira grande confiança. É um homem algo amargurado e violento, embora se preocupe com o bem-estar da população. Hooper, o oceanógrafo, que no filme apenas está preocupado com o tubarão, no livro acaba por ter um caso com a mulher de Brody, o que traz muita animosidade e desconfiança inexistentes no filme. É também dado um grande ênfase a Ellen, a mulher de Brody, e ao que ela sente morando numa pequena vila depois de ter largado a sua vida de luxo na cidade.

Enfim, um dos problemas de ler o livro que inspirou um filme que já se viu imensas vezes é que se está constantemente a estabelecer comparações, e temo não estar a ser muito imparcial. O que é certo é que foi um dos melhores bestsellers de sempre e despertou o interesse do público para os tubarões e para a vida marinha em geral. Tem muitos pontos a favor - há sempre alguma coisa a acontecer, novas personagens a surgir, muita acção, e um aspecto central tão bem construído (o tubarão) que até torcemos por ele. Na minha opinião, o autor dispersa-se demasiado deste aspecto central pelo menos nos dois primeiros terços do livro. O melhor de tudo é que inspirou um dos maiores sucessos cinematográficos de sempre.


Tubarão
De: Peter Benchley
Ano: 1974
(tenho a edição brasileira da editora Ulisseia)

A nossa pontuação: ★★★☆☆

4 comentários:

  1. Tenho uma edição do livro em português! Li-o antes de ver o filme! Gosto de ambos! :-)

    ResponderEliminar
  2. Tem? Deve ser bastante antiga! Actualmente só encontro em português do Brasil :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Talvez encontre a edição em português num Alfarrabista. A edição portuguesa é da Ulisseia e na época fez furor nas livrarias. As Selecções também o editaram uns anos depois. Já "O Monstro" (uma lula gigante) é outra obra admirável de emoção e suspense deste escritor.

      Eliminar
  3. Pois, comprei a edição brasileira num alfarrabista e mesmo assim foi difícil encontrar! É verdade, o autor é fascinado pelos temas marinhos e tenho de ler esse. Obrigada pelas dicas.

    ResponderEliminar