A Terra Prometida - Adriaan Van Dis

, , No Comments

Apresentado pelo autor como uma "mistura de ficção e realidade", este livro foi escrito no ano da libertação de Nelson Mandela, em plena transição pós-apartheid. O autor-narrador percorre o sudoeste da África do Sul numa viagem surpreendente pelo Karoo.

Ele acompanha a sua melhor amiga Eva enquanto esta visita os vários membros da família, de origem boer, que não vê há anos e que estão espalhados por todo o lado e também os lugares que marcaram a sua infância e adolescência. Nesta viagem de carro por estradas de terra sinuosas o autor conhece pessoas com histórias de vida brutais, custosas, difíceis e diferentes de tudo aquilo a que estamos habituados. Conhece o medo, o estar sempre de pé atrás, a desconfiança constante num mundo onde brancos, mulatos e negros ainda não aprenderam como viver em conjunto. Um mundo onde o sentimento de superioridade para com os outros é uma constante e onde cada um acha que é a lei e que tem mais direitos do que todos.

Apesar de ser bastante interessante e cheio de histórias e pessoas fantásticas, na minha opinião o livro peca pelo ritmo demasiado elevado. É um livro pequeno e parece que foi escrito a correr, tal não é a quantidade de eventos a acontecer e personagens sempre a aparecer. Normalmente isto não é grande problema, mas parece que conforme vamos avançando na história algo ficou para trás, como se as coisas não tivessem ficado bem resolvidas na leitura. Passa-se para outra narrativa completamente diferente demasiado rápido e sem aviso, e o leitor, ou eu, fiquei perdida na maioria das vezes e tive de voltar atrás para ver se era mesmo assim.

No entanto, é um relato que vale imenso a pena de uma realidade que pretendia, e continuo a pretender, conhecer melhor e que tem uma actualidade tremenda e um rico valor histórico.

A Terra Prometida
De: Adriaan Van Dis
Ano: 1990
Editora: Dom Quixote
Páginas: 118
A nossa pontuação: ★★☆☆☆

Disponível no site Wook




0 comentários:

Enviar um comentário