Bem-vindos a Joyland - Stephen King

, , No Comments
Quando se lê Stephen King esperam-se histórias aterrorizantes de nos tirar o sono. Talvez por isso tenham escolhido um palhaço macabro para fazer parte da capa deste livro. O que foi completamente ao lado, visto que lá não moram palhaços. Enfim, coisas à parte.

A realidade é que esta não é uma história de terror, mas sim de suspense com muito mistério à mistura. Acima de tudo, é uma história sobre a energia e persistência da juventude, a amizade, as primeiras paixonetas, a entreajuda, a confiança e o espírito de equipa.

A trama passa-se em 1973 na Carolina do Norte e conta a história pela perspectiva de Devin Jones, um jovem que vai trabalhar para o velhinho parque de diversões Joyland durante o verão. Lá, dá-se conta de um perverso assassínio ocorrido numa das atracções há alguns anos atrás, morte essa envolta em mistério. Desconhece-se a identidade do assassino e a história impressionou tanto Devin que durante o seu emprego de verão nunca a esquece e tenta chegar ao fundo da questão. No entretanto, passa pelo seu primeiro desgosto amoroso, supera-se e surpreende-se a si próprio com competências que não sabia que tinha, conhece amigos para a vida e aprende o que é a responsabilidade. Conhece pessoas que vão marcar o seu futuro e vai construindo o seu forte carácter.

Podemos chamar a este livro um romance policial agridoce com laivos de terror? Eu diria que sim. Stephen King sabe construir poderosas narrativas que nos prendem até ao fim e esta é uma delas. Não estava à espera do sentimentalismo e das boas vibrações, embora dominadas por algo sombrio, que caracterizam o livro, apesar de tudo. O mestre transporta-nos ainda para uma era e para uma temática que nos faz remontar à infância e à adolescência, numa viagem no tempo que vale realmente a pena.

Bem-vindos a Joyland
De: Stephen King
Editora: Bertrand
Ano: 2013 (reedição de 2015)
Páginas: 256

A nossa pontuação: ★★★☆☆
Disponível no site Wook.

0 comentários:

Enviar um comentário