Em Busca de Uma Voz Distante - Taichi Yamada

, , No Comments
Tsuneo trabalha para o Departamento de Estrangeiros e Fronteiras japonês, e uma das suas funções é fazer rusgas em locais onde emigrantes ilegais se encontrem. Numa dessas rusgas, um dos suspeitos foge e Tsuneo persegue-o. No entanto, quando o consegue apanhar, é assaltado por uma sensação arrebatadora que toma conta do seu corpo. Sem conseguir controlar os seus movimentos ou sensações, é percorrido por uma força devastadora com algo de sensual e feminino. E ali, num cemitério, e vendo o perseguido fugir, esta "coisa" inexplicável que o possuiu fá-lo atingir um êxtase sexual e involuntário como nunca antes lhe tinha acontecido.

Este episódio marcante nunca lhe saíu da cabeça, mas Tsuneo prosseguiu a sua vida numa tentativa de retomar a normalidade até começar a ouvir uma voz falar com ele. Uma voz de mulher que chegava até ele através do pensamento, do coração, e com a qual começou a envergar conversas íntimas. Ora isto não podia vir em pior altura, porque Tsuneo está noivo e não é altura para ouvir outras mulheres dentro dele. Tenta então descortinar a origem da voz, numa luta consigo mesmo e com todos os outros que se lhe vão atravessando no caminho.

Este é o terceiro livro de Taichi Yamada que leio e depressa se está a tornar num dos meus autores favoritos. Este homem tem uma espiritualidade terra-a-terra, que é compreensível e palpável. Consegue pôr em palavras sensações que são tão difíceis de explicar, e fá-lo com tanta mestria que não raras vezes leio e releio algumas passagens, porque são belas ou porque nunca tinha pensado nas coisas naqueles modos.

Nota-se bem a sua apetência cinematográfica porque conseguimos visualizar tudo o que é sentido. As relações que retrata nos seus livros têm sempre algo de impossível e inalcançável, mas sempre dentro de um mundo que conhecemos, com personagens sem nada de transcendente, que simplesmente se dedicam a viver, a dar e a receber, que exigem, mas dão de volta, estão receptivas, aventuram-se para lá das suas vidas, terrenas e não só.

Em Busca de Uma Voz Distante
De: Taichi Yamada
Ano: 2007
Editora: Livraria Civilização
Páginas: 206

A nossa pontuação: ★★★☆☆
Disponível no site Wook.

0 comentários:

Enviar um comentário