O Escritor-fantasma - Zoran Živković

, , No Comments

Um escritor com uma crise de inspiração enfrenta as dificuldades dos tempos modernos quando numa manhã como qualquer outra começa a ser importunado por email por cinco pessoas diferentes. Com um profundo sentido de organização virtual (não descansa enquanto não arquiva os seus emails por pastas de destinatários, após terem sido devidamente numerados), e devido ao seu civismo nestas coisas da tecnologia social, não consegue simplesmente ignorar um email.

O escritor começa por receber emails de alguns conhecidos com quem costuma trocar este tipo de comunicação, mais eis que surge um "Admirador" anónimo que lhe faz uma proposta indecente - propõe-lhe que escreva um livro e lhe ceda os direitos de autor. Portanto, que se torne um escritor-fantasma. Ao mesmo tempo que estranha esta proposta e quer aprofundar mais o assunto - quem é o Admirador, o que propõe exactamente e como sabe tantas coisas pessoais sobre ele - as conversas com os outros correspondentes virtuais começam a descarrilar e a dar problemas. O escritor vê-se metido numa embrulhada.

Enquanto tudo isto acontece, o gato do escritor, Félix, nome que inspirou a sua identidade virtual, deambula à sua volta e dá origem a situações muito engraçadas nas quais recebe toda a atenção do seu extremoso dono, que nem é capaz de o mover se por acaso ele adormece em cima do teclado.

No final só uma pergunta impera - quem é aquele que assina como Admirador? Será um completo desconhecido? Ou será um dos outros correspondentes virtuais, já que estão todos com discursos fora do comum?

Este romance curto e leve que não leve a enganos, porque apesar de ligeiro tem uma trama complexa que nos obriga a pensar e vemo-nos desejosos de saber quem é quem. Toda a ação se passa em poucas horas e no mesmo local e no entanto o ritmo é alucinante, à medida que o escritor se vê envolvido nas mais espantosas e surreais conversas virtuais. Tudo está tão bem estruturado, e os pormenores são tão únicos que mal damos por nos metermos no labirinto que é este livro. Os "intervalos" entre as conversas por email são bem preenchidos com adoráveis aventuras com o gato Félix.

Fiquei bastante curiosa para ler outros trabalhos deste escritor sérvio de quem nunca tinha ouvido falar. Ele meteu muito dele na personagem principal uma vez que partilham muitas características, entre elas o afecto por gatos.

Nota: não deixem de ler o posfácio, foi um 'abre-olhos' para mim!

O Escritor-fantasma
De: Zoran Živković
Ano: 2009
Páginas: 144
Editora: Cavalo de Ferro

A nossa pontuação: ★★★☆☆
Disponível no site Wook.

0 comentários:

Enviar um comentário