Sem Notícias de Gurb - Eduardo Mendoza

, , 2 comments

Na capa do livro há uma advertência: "A leitura deste livro deve ser feita em privado, não vá o leitor ter um ataque de riso e passar por louco". E não é que aconteceu? Por três vezes soltei uma gargalhada no comboio que fez com que a pessoa do lado me lançasse olhares de curiosidade misturada com ódio.

É mesmo muito divertido. A história é narrada pelo colega de nave de Gurb. São ambos extraterrestres numa viagem de reconhecimento à Terra e são capazes de assumir a forma que quiserem. Então, Gurb assume a forma de uma bonita mulher que acaba por entrar no carro de um ser humano e desaparecer. O seu parceiro vai então à sua procura, ao mesmo tempo que conhece os habitantes deste estranho planeta.

Pelas ruas de Barcelona, o extraterrestre avalia e analisa os estranhos corpos humanos (horríveis, com aquelas orelhas por ali ao calhas) e os incompreensíveis comportamentos dos habitantes da cidade. Cada vez que precisa, muda de corpo. Por exemplo, quando está muito calor assume a forma do Ghandi, porque, bem, aquele lençol é fresquinho. O livro é também uma crítica à cidade de Barcelona em vésperas dos Jogos Olímpicos de 1992, uma cidade falida e completamente em obras.


Não nasceu para ser um livro (foi lançado em partes para um jornal) mas acabou por se tornar no livro mais vendido do autor. É um livro curto, ligeiro, numa linguagem simples e indicado para toda a gente.

Sem Notícias de Gurb
De: Eduardo Mendoza
Ano: 1990 (reedição de 2004)
Páginas: 155
Editora: Editorial Notícias

A nossa pontuação: ★★★☆☆
Disponível no site Wook.

2 comentários:

  1. Deve ser bem engraçado! E em vésperas de jogos que aparentemente primam pelos excessos, será que vai haver algum escritor a usá-los como cenário? Gargalhadas em locais públicos, hoje em dia, parecem realmente incomodar os outros! Será que não podemos estar bem dispostos?

    ResponderEliminar
  2. Podem conversas aos altos berros, há os putos a berrar, pessoas a berrar ao telemóvel, mas uma gargalhada ainda incomoda...
    O livro é mesmo engraçado, vale a pena :)

    ResponderEliminar