Arcádia - Jim Crace

, , No Comments
Victor é hoje dono de um império. Aos 80 anos tem mais dinheiro do que aquilo que consegue gastar. O Mercado do Sabão, do qual é dono, proporcionou a ascensão económica deste homem solitário. Mas nem sempre foi assim. Ele nasceu pobre, muito pobre. Órfão de pai, mendigava nas ruas desse mercado com a mãe, que o manteve apertado mamando no peito até uma idade demasiado avançada para o efeito. Quando deixou de haver leite, ela passava mel nos seios para ele continuar a mamar. Um método pouco ortodoxo, mas era esta visão de uma mãe a amamentar que dava esmolas fáceis, e ela aproveitou até ultrapassar o limite para os poder subsistir.

Isto fez com que Victor crescesse atrofiado de músculos e de habilidades sociais. Com poucos anos de idade, arrastava-se pelo chão e não dizia uma palavra. Não conhecia as cores e as caras da cidade, apenas os sons e visões dos pés dos transeuntes. Foi quando a mãe morreu que tudo mudou e Victor teve de arranjar modo de sobreviver sozinho. Foi um percurso notável até se tornar dono daquele mercado onde a mãe mendigou.

Idoso e com muito dinheiro, Victor decide onde o gastar - quer renovar o mercado. Construir uma estrutura moderna e nunca antes vista como homenagem à sua mãe. Arcádia seria o nome desse centro do comércio envidraçado, repleto de ar condicionado e com portas fechadas aos mais pobres. Mas será que os comerciantes, os habitantes e os errantes o vão deixar continuar com a excentricidade?

Jim Crace oferece uma história empolgante onde ricos e pobres se defrontam, onde o poder do dinheiro é rei e senhor implacável, onde a sede de poder dita comportamentos. É um reflexo do desejo de modernidade, de se ser mais e maior mesmo quando não há necessidade. O livro está repleto de cheiros, formas, cores, com descrições fantásticas e pormenorizadas do mercado que se está a meter entre o mundo antigo e o progresso. Muitas vezes sarcástico e com humor, o autor inglês deita cá para fora as entranhas da inveja, do ciúme e do interesse numa crítica à vida moderna.

Arcádia
De: Jim Crace
Ano: 1992 (edição de 2006)
Editora: Gradiva
Páginas: 359

Disponível em inglês no site Wook.
A nossa pontuação: ★★★☆☆

0 comentários:

Enviar um comentário