After Dark: Os Passageiros da Noite - Haruki Murakami

, , No Comments
Tóquio. É de noite e Mari está sentada num bar-restaurante a ler um livro e a ver as horas passar. À mesma hora, a sua irmã está mergulhada num sono profundo do qual não sabemos se vai acordar. À mesma hora, um jovem músico passa pelo mesmo bar a caminho do ensaio e reconhece Mari, de outras núpcias. À mesma hora, uma prostituta chinesa foi violentamente espancada num hotel do amor ali perto.

Vamos assistindo ao passar das horas e ao desenrolar das histórias destas e doutras personagens, enquanto os seus caminhos se cruzam. A acção passa-se toda na mesma noite. São poucas horas descritas, mas podiam ser dias ou semanas, tal não é o pormenor e a atenção que somos obrigados a dar e a quantidade de coisas que vão acontecendo.

O autor varia entre as descrições dos acontecimentos tal como eles são, desenrolando diálogos geniais e verdadeiros que nos parecem reais e familiares; e oferece ainda uma perspectiva única de narração quando nos descreve a acção tal como se os nossos olhos fossem uma câmara de filmar. É quase como ler um guião com pormenores técnicos e emocionais. E é único.

Haruki Murakami dá-nos uma verdadeira pérola da literatura, onde vários dos seus elementos preferidos são utilizados - a música, os animais... - e onde nos prende à leitura como só poucos sabem. É uma trama muito original e a narrativa é realmente única, centrada na alienação, na escuridão, nos segredos que a noite nos guarda e nos fantasmas que cada um carrega.

After Dark: Os Passageiros da Noite
De: Haruki Murakami
Ano: 2004
Editora: Casa das Letras
Páginas: 228

A nossa pontuação: ★★★★☆
Disponível no site Wook.

0 comentários:

Enviar um comentário