Dr. Jekyll and Mr. Hyde - Robert Louis Stevenson

, , 5 comments

Esta é uma das obras mais estudadas do mundo. Porquê? Porque fala da natureza humana e de como todos temos em nós o potencial para sermos bondosos, mas também para sermos monstruosos.

Pela voz do advogado londrino Utterson ficamos a conhecer a história misteriosa de Dr. Henry Jekyll e do perturbante Edward Hyde. Inicialmente não se percebe a ligação entre estas duas personagens pois são tão distintas na sua natureza que torna improvável uma relação entre ambas.

Sendo, no entanto, uma das obras mais reconhecidas da literatura, todos sabemos que Jekyll e Hyde são dois pólos de uma mesma pessoa: um benevolente e caridoso, outro sombrio e perigoso. Na história desenrola-se a luta entre estas duas personalidades, bifurcadas de uma mesma nascente, em que uma tenta vencer a outra. Uma poção poderá ser a solução...Será? Quem sairá vencedor? O Bem ou o Mal?

Uma obra que nos faz pensar no poder dos impulsos e de como a tentação de os satisfazer tantas vezes se sobrepõe à moral e à ética. Temos todos, certamente, um pouco de Jekyll e um tanto de Hyde, a questão será...qual deixamos que venha à superfície nas nossas acções mais vezes?...

Nota: Curioso que o nome Jekyll e Hyde se possam traduzir livremente, numa mistura entre o francês que influenciou os autores da época e o inglês nativo, para "Eu mato e escondo"... e isto vai de encontro ao livro mas também nos faz pensar:  quantas vezes matamos, ou tentamos matar e esconder os nossos impulsos? Os bons porque pensamos que nos tornam fracos e os menos bons porque achamos que temos o dever de ser perfeitos, apenas para no final perceber que é no equilíbrio entre estas duas forças que está a solução.


Dr Jekyll and Mr. Hyde
De: Robert Louis Stevenson
Ano: 1886 (1ª publicação)
Editora: Penguin Books (1994)


A nossa pontuação: ★★★★☆
Disponível no site Wook na edição de 2012.

5 comentários:

  1. Há uma linha fina em nós que separa o certo do errado, o bem do mal, a loucura da sanidade. E é tão fácil dar o primeiro passo em qualquer situação!
    É uma história fabulosa com excelentes (assustadoras) passagens a filme!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade :) curiosamente nunca vi nenhum filme, pelo menos não completo, feito a partir da adaptação desta obra... e sei que existem muitos! Realmente o terror e o suspense são fantásticos.

      Eliminar
  2. Este livro é magnifico, li-o na adolescência e nunca mais me esqueci dele. A adaptação cinematográfica de que mais gosto, foi feita por Victor Fleming e conta com uma interpretação inesquecível de Spencer Tracy, assim como de Ingrid Bergman, sendo o argumento muito fiel ao livro.
    Boa Tarde.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vou ter em consideração a dica dos filmes. Obrigada :) bom fim de semana!

      Eliminar
    2. Vou ter em consideração a dica dos filmes. Obrigada :) bom fim de semana!

      Eliminar