O Velho e o Mar - Ernest Hemingway

, , 4 comments
"O Velho e o Mar" é um grande clássico que arrecadou o prémio Pulitzer em 1953 e contribuiu em muito para a atribuição do Nobel no ano seguinte ao autor, Ernest Hemingway.

A narrativa centra-se no velho pescador Santiago, homem que conhece o mar como ninguém mas que não consegue pescar nada há quase três meses. Resoluto e confiante, o velho lança-se numa nova expedição a fim de trazer o maior peixe que conseguir para casa, mas aí inicia-se uma grande luta, não só para o conseguir, mas também contra a solidão e os seus próprios pensamentos e medos.

No fundo, esta história é uma metáfora da vida, onde a perseverança e a vontade de vencer podem catapultar um homem a grandes feitos, mas também a grandes derrotas e desilusões, num mundo onde um problema vem sempre a seguir ao outro e onde contar connosco próprios pode não ser grande coisa.

É uma trama bela e mundialmente conhecida, e compreendo perfeitamente porque é tão importante na literatura. No entanto, uma grande parte foi para mim difícil de ler - uma parte mais técnica e descritiva da pesca onde me perdi um bocado e não consegui envolver-me como devia. De resto, é, no fundo, um retrato notável de cada um de nós.

O Velho e o Mar
De: Ernest Hemingway
Ano: 1951
Páginas: 80
Editora: Livros do Brasil

A nossa pontuação: ★★★☆☆
Disponível no site Wook.

4 comentários:

  1. Li o livro no liceu, para as aulas de inglês e adorei. Mais tarde vi o filme, com um, mais que brilhante, Spencer Tracy! Hemingway é um daqueles autores que admiro!

    ResponderEliminar
  2. Efectivamente falta-me ver o filme :) Obrigada pela visita!

    ResponderEliminar
  3. Recordo-me que cheguei a este livro no liceu, tal como a Paula, mas para as aulas de português, tínhamos três autores portugueses e o Hemingway, optei por ele e fiquei deslumbrado com o livro. Muitos anos depois já adulto vi o filme do John Sturgees, que recomendo.
    PS- O filme passa regularmente na RTP Memória.
    Boa tarde.

    ResponderEliminar
  4. Obrigada pela dica, vou ver se passou recentemente :)
    Obrigada pela visita!

    ResponderEliminar