Eu Sou a Árvore - Possidónio Cachapa

, , No Comments
Li "O Mar Por Cima", do mesmo autor, que me impressionou quando era adolescente, e só agora voltei a ler Possidónio Cachapa. Não devia ter feito um interregno tão grande, porque é dos melhores autores portugueses da actualidade. Este livro, "Eu Sou a Árvore", é daqueles que se lêem muito devagarinho para prolongar o prazer da leitura, e este sentimento, raro, sabe tão bem.

A história é sobre uma família, como tantas outras, com os seus problemas, as suas falhas de comunicação, os seus ramos, como os de uma árvore, estendidos para todas as direcções, separados, mas ligados por um tronco, cada vez mais fraco e fino, sujeito a intempéries e quase sempre em risco, tirando aqueles raros dias perfeitos onde tudo está calmo e o sol brilha. A mãe, pai, e três filhos são-nos expostos até às entranhas e temos o prazer de testemunhar a sua ascensão e queda, como quando finalmente a frondosa macieira deita fora os seus frutos.

Vamos alternando entre eventos do passado e do futuro, que se interligam, se completam e que fluem de modo perfeito. O autor tem uma sensibilidade muito aguçada, que nos agarra e nos entrelaça nas histórias daquelas personagens únicas. E, em tudo o que lemos, vemos uma correspondência bela e intrigante entre nós, humanos imperfeitos, e as árvores. Um dos melhores livros que li este ano.

Eu Sou a Árvore
De: Possidónio Cachapa
Ano: 2016
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 352

A nossa pontuação: ★★★★★
Disponível no site Wook.

0 comentários:

Enviar um comentário