A Desumanização - Valter Hugo Mãe

, , No Comments
Valter Hugo Mãe é o autor de um dos meus livros favoritos de sempre - "O Filho de Mil Homens" - que, ainda por cima, foi o primeiro que lhe li e elevou as expectativas. Na minha última ida à biblioteca trouxe três exemplares do autor, e este, "A Desumanização", foi o que ataquei primeiro. Mas não teve comparação.

A trama passa-se nos fiordes islandeses, onde uma criança de 12 anos perde a irmã gémea. Após a morte desta, tudo muda na já disfuncional família. A criança engravida do tolo da aldeia. A mãe corta-se para esvair a dor e corta também a filha que sobrou. O pai assiste e faz poemas. Tudo isto é estranho e estou a resumir toscamente, mas foi muito difícil apanhar o fio condutor da história, ainda para mais com a escrita "poética" do autor, onde é fácil nos perdermos no meio de frases que são uma tentativa demasiado rebuscada de transcendência. Torna-se enfadonho.

Apesar da narrativa se arrastar e ser difícil de acompanhar no meio de tanto capricho, existem partes positivas. Há palavras que são uma autêntica lição de vida, coisas que são ditas de forma tão bela que nos obrigam a ler e a reler porque sabem tão bem, descrições sobre a Islândia que são autênticos retratos com cheiros, cores e temperaturas que acabamos por sentir.

Vamos ver como correm as próximas leituras do autor, mas este livro pareceu-me sobrevalorizado e não compreendo o burburinho.

A Desumanização
De: Valter Hugo Mãe
Ano: 2013
Editora: Porto Editora
Páginas: 248

A nossa pontuação: ★★☆☆☆
Disponível no site Wook.








0 comentários:

Enviar um comentário