As Raparigas - Emma Cline

, , No Comments


Este é o primeiro romance da jovem escritora californiana Emma Cline, que aos 27 faz a sua estreia no mundo literário.

Trata-se da história de Evie que, nos anos 60, é uma adolescente reservada até que um dia encontra umas raparigas que vivem em conjunto num rancho e que lhe chamam a atenção - são como que desprendidas do mundo, como se não quisessem saber das consequências das suas ações, das opiniões dos outros e do mundo. Uma delas em especial - Suzanne - desperta em Evie qualquer coisa mais. O seu olhar selvagem e despreocupado torna-a num ídolo para Evie, que nunca a esquece.

E quis o destino que se voltassem a ver. Evie idolatra Suzanne e tudo o que ela faz parece ser o correcto; todos de quem ela gosta Evie passa a gostar também; as acções que Suzanne tem, Evie imita. E aos poucos a adolescente reservada vai mudando conforme vai entrando mais no mundo de Suzanne e adoptando o seu estilo de vida.

Quando está totalmente embrenhada na nova amiga e a segue como um cordeiro para todo o lado, o desprendimento da sua antiga vida vai tomando grandes proporções - quase se esquece que um dia já teve outras amigas, que dormia sempre no seu quarto de adolescente, que tem pais que se preocupam com ela, que andava na escola e tinha sonhos de menina. E tudo se desmorona. Como tudo o que é demais, torna-se perigoso. Um acontecimento vai mudar a vida de Evie para sempre. Será que valeu a pena ter deixado tudo para trás?

A ação vai alternando entre o tempo presente e o passado. Vemos o olhar inocente de Evie com 14 anos, e seguimo-la também em adulta, analisando tudo o que se passou com a frieza da distância e da maturidade. Apesar de se passar nos anos 60, reflecte um grande problema dos nossos dias e de todos os tempos - a necessidade, muitas vezes perigosa, que os adolescentes têm de seguir alguém e de se armarem aos cucos, com acessos de rebeldia injustificável.

Apesar da relativa normalidade do enredo, é um livro muito bem escrito, e se não soubesse nunca diria que é o primeiro romance de alguém. Há que dar os parabéns a Emma e esperar pelas próximas aventuras nas letras.

As Raparigas
De: Emma Cline
Ano: 2016
Editora: Porto Editora
Páginas: 272

A nossa pontuação: ★★★☆☆
Disponível no site Wook

0 comentários:

Enviar um comentário