Jesus Cristo Bebia Cerveja - Afonso Cruz

, , No Comments

Com o Alentejo como pano de fundo, são-nos apresentados os habitantes de uma terreola. Lá, os hábitos são antigos e as pessoas também. Antónia é uma das mais antigas e, apesar de já não andar e pouco ver e ouvir, tem o sonho de visitar a Terra Santa para poder morrer descansada. 

A sua neta Rosa, moça simples de parcos sonhos e buço avantajado, move mundos e os fundos que não tem para manter viva a avó e a ela própria. Mesmo na pobreza e na timidez, a rapariga desperta amores. É o Professor, homem graúdo mas apaixonado pela jovem, que tem a ideia de trazer Jerusalém até ao Alentejo, arrastando consigo toda a gente da aldeia na elaboração da benéfica farsa que fará da velha feliz e de Rosa eternamente agradecida.

Foi um livro que custou a arrancar. As personagens são mais que muitas e cada uma delas tem muitas histórias dentro de si, e não pareciam interligar-se. Foi confuso, ao início. Quando tudo começou a fazer sentido a narrativa fluiu e acabei por adorar o livro. Dentro de cada um dos habitantes mora uma rede complexa de experiências de vida e emoções que torna tudo belo e entrelaçado como uma unidade maior. A leitura flui leve mas marcante e poderosa como um rio. Afonso Cruz é já um dos autores portugueses contemporâneos que mais aprecio e este livro só o confirma mais veementemente.

Jesus Cristo Bebia Cerveja
De: Afonso Cruz
Ano: 2012
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 252

A nossa pontuação: ★★★★☆
Disponível no site Wook.

0 comentários:

Enviar um comentário