Biografia Involuntária dos Amantes - João Tordo

, , No Comments
É numa estrada isolada na Galiza que a história começa, mas não foi aí que teve o seu início. Aí, nessa viagem, onde um javali é acidentalmente atropelado, os dois protagonistas, o narrador e mexicano Saldaña Paris, já vão adiantados no conhecimento que têm um do outro, mas esse é um ponto de viragem, onde o mexicano deita cá para fora pormenores nunca contados da sua vida.

O narrador, divorciado e com uma filha adolescente, professor universitário e radialista fora de horas, começa a reparar em Saldaña Paris a tocar numa rua de Pontevedra, onde mora. Um dia, toma coragem e mete-se com ele, apercebendo-se da tristeza no olhar que este homem carrega, uma coisa profunda como se não houvesse volta a dar.

Há uns tantos anos atrás ele havia sido casado com uma mulher, Teresa, que morreu. Deixou-lhe um manuscrito que ele nunca foi capaz de ler. E pede ao seu recente amigo, o narrador, que o leia por ele. E este assim o faz, embrenhando-se numa história inacabada e envolta em mistérios. O narrador não vai descansar até tirar todas as dúvidas que o manuscrito lhe impôs e, tendo como motor a profunda amizade que sente ao mexicano, vai mover mundos para chegar ao cerne das questões - só as respostas podem tirar o seu amigo da profunda melancolia em que se afundou.

Esta livro é uma viagem demorada ao âmago de uma mulher atormentada e de um homem em cacos, encetada por um sentimento de companheirismo quase irreal. Tenho adorado tudo o que tenho lido de João Tordo e este livro não é excepção, mas o que é certo é que só me apercebi perto do fim o quanto gostei. Senti uma serenidade inesperada, inspirada por um tipo de escrita sem artifícios mas cheio de significados. A história não é complicada - é, sim, um pouco irreal, e daí não ter atingido, para mim, a perfeição, e também por ser um pouco longa demais - mas é bela e, ao mesmo tempo, negra, expondo o que de melhor e pior o ser humano é capaz.

Biografia Involuntária dos Amantes
De: João Tordo
Ano: 2014
Editora: Alfaguara
Páginas: 424

A nossa pontuação: ★★★★☆
Disponível no site Wook.

0 comentários:

Enviar um comentário