Cândido - Voltaire

, , 2 comments
A minha colega de blog disse-me que, após ler o Werther, tinha de ler o Cândido de Voltaire. E aceitei prontamente a sugestão.

Neste clássico, Cândido é um jovem que vive num castelo na Vestfália e tem como mestre o filósofo Pangloss, cuja filosofia de vida positiva é assimilada por Cândido. Quando este é apanhado a trocar beijos proibidos com Cunegundes, filha do barão do castelo, é vergastado e expulso, e aí começam as suas aventuras sem fim pelo mundo inteiro.

Acontece-lhe desgraça atrás de desgraça mas, mesmo assim, vai descobrindo que se safou de algo ainda pior, permanecendo com a sua filosofia positiva, até algo ridícula, de que "tudo acontece pelo melhor". No decorrer da sua vida nunca esquece Cunegundes, com quem sonha casar, aconteça o que acontecer. E esta vai, de facto, voltar a aparecer na sua vida, das formas mais desconexas.

Atravessamos vários cenários com Cândido, desde a guerra, passando pelo Eldorado, um sítio ermo onde a riqueza cresce em todo o lado, até ao Paraguai. Mas o mais interessante para nós será decerto a sua passagem por Lisboa, ainda com o terramoto bem fresquinho, onde as nossas gentes e a nossa comida, claro, entram com grande destaque.

Gostei bastante do livro, mas é uma sátira demasiado forte até para mim. As desgraças que acontecem são mesmo um exagero total de qualquer realidade e acontecem a um ritmo difícil de acompanhar. Há coisas que acontecem mas depois não foi nada assim como foi dito, o que torna tudo muito surreal. Apesar de preferir literatura mais terra-a-terra, é um grande livro que gerou muita polémica, que combate muitas ideias pré-feitas, um precursor do humor negro, da sátira e uma forte crítica social.

Cândido
De: Voltaire
Ano: 1759
Editora: Guimarães Editores
Páginas: 179

A nossa pontuação: ★★★☆☆
Disponível no site Wook.

2 comentários:

  1. Reli este livro muito recentemente depois de o ter descoberto na época do ciclo preparatório e continuei a divertir-me imenso!
    Voltaire o progressista, amado pelas mulheres e odiado pelos seus compatriotas era um gentleman:)
    Boa tarde e continuação de boas leituras:)

    ResponderEliminar