Werther - Goethe

, , 3 comments
Ora aqui está um grande clássico da literatura mundial que quase todos conhecem, nem que seja de ouvir falar. Precursora do romantismo, a obra é auto-biográfica, embora nomes e lugares tenham sido alterados, bem como o trágico final.

O narrador, através de cartas enviadas ao seu amigo Wilhelm, transmite-nos uma das mais poderosas e assoberbadas histórias de amor de sempre. Assim que Werther meteu os olhos em Charlotte o seu mundo mudou. O rosto e os olhos dela passaram a ser tudo o que ele queria ver; tocar-lhe, nem que fosse ao de leve, ao passar por ela, fazia o seu dia; ouvi-la, vê-la sorrir e interagir com os pequenos irmãos enchia-lhe o coração de um amor terno que nunca havia sentido.

Mas Charlotte estava prometida a outro homem - Albert. A cada dia que passava, Werther percebia que ela nunca seria dele, mas mesmo assim não era capaz de se afastar nem de parar de sonhar com ela e em tê-la nos braços. A sua luta interior é palpável e tangível e pressagia um fim negro. Tudo é trágico - o seu sentimento que nunca terá o retorno pretendido, a sua vontade em acabar com tudo, as suas tentativas falhadas de afastamento. Tudo é elevado aos píncaros mais altos da paixão suprema, e não podemos deixar de sentir a comoção deste homem e sentirmos remorso por ele.

Esta história foi tão forte que na altura gerou uma onda de suicídios chamada de "efeito Werther", e as paixões assolapadas e impossíveis nunca mais foram as mesmas. Vale a pena ler, se ainda não o fez, não só pela mítica história como pelo modo que está criada, numa linguagem e com um cuidado que se perderam no tempo.

Werther
De: Johann Wolfgang von Goethe
Ano: 1774
Páginas: 176
Editora: Guimarães Editores

A nossa pontuação: ★★★★☆
Disponível no site Wook.

3 comentários:

  1. Tenho que confessar que adoro este livro desde os meus tempos de adolescente:) e já me esqueci das vezes em que regressei a ele, numa edição de capa bem diferente mas também da Guimarães Editores.
    Com a chuva que cai, até me custa a dizer: Boa Tarde!

    ResponderEliminar
  2. É mesmo marcante, daqueles que vai sobreviver a várias gerações :) obrigada pelas visitas!

    ResponderEliminar