A Balada do Café Triste - Carson McCullers

, , 2 comments

Como descrever este conto em apenas uma palavra? Não dá, mas duas bastam: nostalgia e solidão.

Em "A Balada do Café Triste", a escritora Carson McCullers conta-nos a história de uma mulher forte, em corpo e em espírito, Miss Amélia, do seu primo corcunda Lymon e de um rufia condenado de seu nome Marvin Macy.

Numa terra norte-americana solitária e esquecida, perdida no tempo e sem muito que fazer, vão se cruzando histórias de várias personagens com as três principais. Um sentimento de tédio peganhento pode descrever a cidade, até à inesperada chegada do primo anão de Miss Amélia, que com as suas maledicências tem tanto de caricato como de entusiasmante : uma novidade numa terra estagnada onde nada acontece.

Desta relação imprevista entre um corcunda anão, Lymon, e a gigante impetuosa que é Miss Amélia, nasce um café onde todos os habitantes do lugarejo vão para conviver. Este café vai ser o palco onde se desenrola o quotidiano na sua calma e tranquilidade, até à chegada de Marvin Macy, ex-marido de Amélia e um ex-presidiário perigoso.

Miss Amélia nutre um ódio profundo por Macy, mas apesar de ser uma mulher reservada e isolada, no seu coração começa a nascer um estranho amor pelo anão corcunda. Este amor vai ser ameaçado pela presença de Macy e o inesperado acontece... Como se irão relacionar estas personagens, donas de personalidades controversas e intensas?

Uma escrita simples e crua, uma história onde as personagens agem para fugir da solidão, procurando entretenimento nas discussões e brigas entre os seus habitantes.
Dá que pensar...Talvez hoje em dia não seja esta terra assim tão diferente de uma qualquer terra deste mundo, pois a verdade é que parece que se buscam muito mais a desgraça e a desventura, do que a paz e a felicidade.

Serão as nossas notícias, as nossas redes sociais, a nossa imprensa, como o café de Miss Amélia, um palco para a má-língua? Estaremos nós tão entediados que não procuramos mais que guerras e desavenças? Espero que não.


A Balada do Café Triste
De:
Carson McCullers
Ano: 2003 - Coleção Biblioteca Escritores Estrangeiros da Atualidade
Editora: Planeta DeAgostini
A nossa pontuação: ★★★★☆

Mais sobre este livro no site Wook.pt

2 comentários:

  1. Li este livro já lá vão longos anos e gostei imenso, tal como de um outro da mesma escritora intitulado "Coração, Caçador Solitário". "A Balada do Café Triste" teve uma adaptação cinematográfica, com a Vanessa Redgrave a interpretar a personagem de Miss Amélia, filme que vi nas Amoreiras.
    Votos de uma excelente Páscoa!
    Muito boa tarde!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabia da adaptação para teatro, mas não do filme. Obrigada pela dica! Boa tarde e uma excelente semana!

      Eliminar