O Rapaz e o Pombo - Cristina Norton

, , No Comments

A história passa-se entre 1930 e 1958, embarcando portanto uma fase horrível da história mundial. A personagem principal é um rapaz de 9 anos, judeu, e a trama começa por ser contada na sua perspectiva, na Alemanha. A sua família, composta pelos pais, irmã e avó, vivia bem, até começar a segregação dos judeus. Aí, começa uma aventura "desnecessária", uma luta pela sobrevivência e por encontrar um lugar onde fosse garantido que continuassem vivos, coisa cada vez mais difícil.

O rapaz encontrou consolo num pombo ferido que o acompanhou enquanto pôde. Com ele desabafava e encontrava um aconchego que lhe foi falhando em tudo o mais. Mas o avançar dos acontecimentos, os campos de concentração, a fome, a doença, a morte, pairaram sobre tudo e mudaram a vida de todos.

Outro aspecto explorado neste livro e que é mais raro observar é a exploração das mulheres para a prostituição. Mulheres que foram desprovidas da sua vontade e do seu corpo, que viram queimadas as suas entranhas para não terem filhos, e que foram postas como carne num talho para o alívio imediato dos actores de uma guerra sem sentido.

Outra parte importante da narrativa é o nosso país. A autora, que vive cá há muitos anos (e que se naturalizou portuguesa), concentrou-se também no facto de Portugal ter sido um país neutro onde muitos, mesmo muitos, encontraram refúgio e graças à caridade e à boa vontade dos portugueses e de comunidades judias conseguiram sobreviver para contar as suas tristes histórias. Fomos um país muito importante, pequeno em tamanho para tanta gente, mas mesmo assim chegou para tudo - para albergar, dar amor, responder a pedidos desesperados, ajudar com tudo o que foi possível. E eu questiono-me o que foi feito desse povo, que hoje é desconfiado e crítico até à ponta dos cabelos, mas que no passado foi responsável por dar esperança e vida a milhares de pessoas que pensavam que estava tudo acabado para elas. Enfim, tudo isto é triste, tudo isto é fado. Gostei muito do livro e recomendo.

O Rapaz e o Pombo
De: Cristina Norton
Ano: 2016
Editora: Oficina do Livro
Páginas: 272

A nossa pontuação: ★★★★☆
Disponível no site Wook.

0 comentários:

Enviar um comentário