Vencidos da Vida - Leonard Cohen

, , No Comments
Foi com imensa curiosidade que peguei neste livro do falecido músico e autor, que muito admiro nos talentos musicais mas desconhecia a sua escrita de ficção.

Escrito nos anos 60, é uma amostra significativa do experiencialismo na literatura e é uma autêntica trip. O protagonista é obcecado com a cultura nativo-americana Mohawk, especialmente com a santa Kateri Tekakwitha, de quem vai contando a mirabolante e chocante história, intercalada com a sua própria.

A sua mulher, também nativo-americana, havia cometido suicídio, e são as saudades da sua pele escura e da sua forma de estar diferente que vão sendo o mote para uma escrita que tem tanto de estranha como de sentimental. Ele e o seu melhor amigo, F., recordam esta mulher, Edith, e estas conversas vão revelando que F. e Edith eram afinal muito mais que amigos. À medida que as revelações vão tomando proporções gigantes, os dois amigos também se vão embrenhando cada vez mais numa relação homosexual e muito conspurcada, pode-se dizer que bastante doentia.

É um livro difícil. Porque não há uma linha temporal segura para seguir, porque as histórias e os tempos se vão misturando, porque há páginas lá pelo meio que são só devaneios imensos e longos, sem pontuação e sem linhas de raciocínio. Por um lado, é revelador saber o que a mente de Leonard Cohen criou antes de se tornar músico. Por outro, é simplesmente assustador. Leiam, se quiserem uma viagem estranha, mas estejam preparados.

Vencidos da Vida
De: Leonard Cohen
Ano: 1966
Editora: Alfaguara Portugal
Páginas: 296

A nossa pontuação: ★★☆☆☆
Disponivel no site Wook.

0 comentários:

Enviar um comentário