A Gorda - Isabela Figueiredo

, , No Comments
Maria Luísa é gorda. Isso é inegável. Ela sabe, toda a gente sabe. E desde cedo levou com as bocas que, infelizmente, são normais nas tenras idades. Chamaram-na todos os nomes, sofreu de bullying, mas curiosamente nada abalou a sua determinação. A sua inteligência e perseverança contribuíram para um crescimento que acabou por ser normal para as vezes que a tentaram inferiorizar.

Neste livro conhecemos as diversas fases da sua vida, em cada parágrafo apresentadas brilhantemente por uma divisão de uma casa. Com vários saltos temporais (que talvez sejam o aspecto menos positivo por se tornar confuso), acompanhamos Maria Luísa desde a infância à idade adulta. Filha de pais emigrados em África e que tiveram de regressar à metrópole após o 25 de abril, este é também um bom retrato dessa época.

Sozinha em Portugal para estudar, ela passa pelas fases complicadas, pelas amizades tóxicas, más influências, e também pelas paixões. Ser gorda fá-la passar algumas vergonhas e ver-se em situações incompreensíveis e inacreditáveis para quem nunca passou por isso. É também, por isso, um livro de coragem e que marca a diferença desde o momento em que olhamos para as actuais prateleiras das livrarias.

Numa escrita em tom leve mas determinado, ficamos rapidamente fãs desta rapariga-mulher que, acima de tudo, não desiste dos seus sonhos e não deixa que a sua aparência seja um estandarte da sua pessoa.

A Gorda
De: Isabela Figueiredo
Ano: 2016
Editora: Caminho
Páginas: 288

A nossa pontuação: ★★★★☆
Disponível no site Wook.

0 comentários:

Enviar um comentário