Voluntary Simplicity - Duane Elgin

, , No Comments
Li pela primeira vez este livro há cerca de 7 anos. Na altura revolucionou a minha maneira de pensar e compreender as escolhas que fazemos enquanto consumidores e como essas escolhas afetam a nossa qualidade de vida e o meio ambiente.

Duane Elgin é um autor e orador americano conhecido pelos seus estudos e intervenções ativistas onde aborda o tema da simplicidade como modelo para um estilo de vida mais equilibrado, sustentável e consciente. Em "Voluntary Simplicity", cujo titulo acrescenta "Toward a Way of Life That Is Outwardly Simple, Inwardly Rich",  Elgin clarifica e desmistifica o conceito de vida simples, comprovando através de estudos e uma vasta lista de referências que escolher uma vida menos complexa não é sinónimo de pobreza ou restrição, mas sim de conexão com o que é realmente importante : as relações humanas e a natureza.

Através da exposição dos mais vários testemunhos de pessoas das mais diversas profissões, graus académicos e motivações, Elgin fala de simplicidade com a simplicidade que ela exige, optando por educar por exemplo os leitores que pretendem mudar de vida e escapar às teias do consumismo, optando por uma alimentação e um comportamento mais adaptado às reais necessidades do Ser Humano. Precisaremos de tanta coisa para ser felizes ou estaremos apenas a tentar preencher as nossas vidas de barulho e coisas para esconder os buracos que uma sociedade fragmentada causa?

Numa altura em que as notícias parecem atoladas de desastres ambientais e em que o Irma está a devastar cidades, já para não falar de todos os incêndios, vagas de calor mortíferas e secas históricas, este livro não poderia ser uma leitura mais obrigatória.

Há que ter em conta que esta obra foi escrita em 1981, altura em que a incredulidade em relação às consequências ambientais das nossas escolhas era mais forte do que a previsão fatalista de um mundo onde o clima passaria a ser o nosso maior inimigo. Li em 2010 a edição que fora revista em 1993, ainda longe deste mega boom da internet que faz com que estejamos em Portugal a ler sobre um tsunami a milhares de quilómetros de distância. É, por isso, impressionante (e triste) perceber que ignorámos alertas durante mais de 30 anos...

Nunca é tarde demais para mudar. Ler este livro pode ser o primeiro passo.

Voluntary Simplicity
De: Duane Elgin
Ano: 1981 ( revisto em 1993)
Editora: Harper ( edição 2010)
Páginas: 380

A nossa pontuação: ★★★★☆

Disponível no site Wook na versão portuguesa e na Amazon na versão original .







0 comentários:

Enviar um comentário