O Meu Irmão - Afonso Reis Cabral

, , No Comments

Miguel está na casa dos 40 e tem Síndrome de Down. Quando os pais morrem, é o seu irmão que se chega à frente para ficar com ele, para o alívio das quatro irmãs, todas casadas e com filhos, com as suas vidas feitas e com pouco tempo para tomar conta de um adulto com necessidades especiais.

Ora este irmão, o narrador, apesar de ter tempo, não tem a proximidade de outros tempos com Miguel. Quando foi estudar para Lisboa afastou-se da família e tornou-se quase um estranho para ele. No entanto, os tempos da infância e da adolescência em que os dois se compreendiam como ninguém, embora se provocassem e enervassem mutuamente, falaram mais alto.

É-nos relatada uma história no tempo presente, quando os dois irmãos vão passar uns tempos à casa da família no Tojal, aldeia isolada do mundo, na esperança de acordar velhas memórias em Miguel que lhe tragam fantasmas da proximidade uma vez aí vivida, que os traga de novo para os abraços um do outro. Ao mesmo tempo, são-nos também entregues, intercaladamente, histórias do passado, das teimosias, das desavenças, das conversas e retaliações dos dois, mas também de um elemento que veio trazer muita angústia - a Luciana, também ela com problemas mentais, rapariga que se tornou a sua obsessão.

Em nenhum ponto da história o Miguel ou outro deficiente mental é caracterizado como sendo um coitadinho - pelo contrário, a igualidade com que o irmão o trata é bem capaz de chocar algumas pessoas e já vi leitores a criticar esse tratamento. Mas se por vezes dizemos o que tem de ser dito aos nossos amigos, irmãos, pais, colegas, mesmo que isso os magoe, não há razão para envergarmos uma máscara de filtos no tratamento para com os deficientes. Acho que eles o merecem - ser tratados com qualquer outra pessoa, mesmo que a paciência e a compressão tenham de ser a dobrar.

A relação entre os dois irmãos não é perfeita - longe disso - mas talvez por isso seja revestida de uma realidade que nos aumenta a crença. Juntos vão passar por muito, mesmo que isso signifique pouco para o Miguel em dadas circunstâncias e dada a sua obsessão por Luciana, numa viagem turbulenta, nada pacífica, mas cheia de amor.

Li o livro sem saber nada sobre o seu autor. Depois, descobri que foi vencedor do prémio Leya em 2014, por unanimidade. Afonso Reis Cabral tinha apenas 24 anos e foi o seu primeiro romance. É obra. Nunca adivinhei, pela maturidade da escrita e pela sua visão e modo de ver as coisas, a sua tenra idade. O rapaz é trineto de Eça de Queiroz, e talvez lhe corra algo nas veias. Adorei, foi a minha primeira grande descoberta do ano, e aconselho a todos.

O Meu Irmão
De: Afonso Reis Cabral
Ano: 2014
Editora: Leya
Páginas: 368

A nossa pontuação: ★★★★★
Disponível no site Wook.

0 comentários:

Enviar um comentário