O Animal Moribundo - Philip Roth

, , No Comments
David Kapesh é o narrador desta história - um homem de 62 anos, professor, e conta com uns minutos por semana na televisão nacional. Ora estes minutos de exposição abrem o apetite das suas estudantes vorazes que, no entanto, têm de esperar pelo código moral do professor, que o inibe de estabelecer relações com elas enquanto mantêm uma relação profissional.

Isto não o impede de se divertir à grande, estabelecendo jogos de sedução com as alunas que se babam pela sua notoriedade, inteligência e arrojo. Até aparecer Consuela. Quando a aluna de 24 anos aparece na sua vida ele vê imediatamente que é diferente das demais - a sua postura é madura, carrega uma humildade graciosa, uma beleza natural, uma intrínseca e honesta vontade de agradar sem se degradar e, acima de tudo, tem o melhor par de mamas em que David já pôs a vista em cima.

Este homem, que até então não tinha problemas em coleccionar mulheres e em levar uma vida promíscua sem amarras, vê-se colado à imagem de Consuela e esta passa a habitar os seus pensamentos dia após dia, ao ponto de sentir, pela primeira vez na sua vida, ciúmes.

Nem tudo são rosas e mulheres jovens e bonitas na vida de David. Vamos sabendo mais pormenores da sua vida ao longo da narrativa, como a inexistente relação com o filho de 42 anos. Este nunca perdoou o pai por ter abandonado a família quando ele era pequeno, sob o pretexto de que não conseguia viver com qualquer tipo de amarras. No entanto, agora procura o pai por ter problemas similares... Conhecemos também o seu melhor amigo, com o qual tem um comovente momento lá mais para o fim.

Este é talvez o livro mais arrojado que já li de Philip Roth. É preciso alguma abertura para desfrutar da leitura. Há depravação sexual, são levantadas questões morais, é perverso, tem bastante humor negro, e trata de temas tão diversos e emblemáticos como a revolução sexual, a liberdade individual, a mortalidade, o sacrifício ou a repressão. É, ao mesmo tempo, hilariante e grotesco, revelador e desconfortável.

Dentro desta história cuja superfície é de um professor que gosta de se meter com jovens estudantes, leva-se muito a sério o envelhecimento, as escolhas que fazemos e que são influenciadas por inúmeros factores - e quase nenhum deles é inteiramente nosso -, a luta entre o bem e o mal, que culmina, sempre na nossa morte, na morte do animal, perpetuamente moribundo desde que nasce.

O Animal Moribundo
De: Philip Roth
Ano: 2001
Páginas: 142
Editora: BIS

A nossa pontuação: ★★★★☆
Disponível no site Wook.

0 comentários:

Enviar um comentário