Todos os Nomes - José Saramago

, , No Comments
O Sr. José é um auxiliar de escrita na Conservatória do Registo Civil. Aqui, encontram-se todos os nomes que existem, existiram e os que ainda não existem também virão cá parar. Os arquivos dos vivos estão paredes meias com os dos mortos e as atribulações principais da vida de cada um estão agrafadas ao comprovativo do nosso nascimento - o casamento, divórcio, e a morte.

Com uma vida simples e monótoma, um magro salário, solteiro, e com uma casa singela mas que divide paredes com a Conservatória, o Sr. José tem um passatempo - ele colecciona os verbetes da vida de alguns famosos. Quando ninguém está a ver, copia os dados do nascimento e de eventuais casamentos de algumas dezenas de pessoas célebres, construindo uma colecção de dados pessoais que é o seu orgulho secreto.

Um dia, quando estava a copiar os dados de um bispo, um verbete veio agarrado a este. Era uma mulher de trinta e tal anos, e o Sr. José determinou que isto não era acaso. Ficou com o nome dela na cabeça e não conseguiu evitar tentar saber tudo sobre esta mulher. Nem o próprio encontrou explicação para esta súbita necessidade e para o desejo assolapado de saber quem era, como estava, o que fazia. Curiosamente, não escolheu o caminho mais fácil - ir à lista telefónica e contactá-la. Pelo contrário, enveredou por caminhos que se tornaram a maior aventura que já havia vivido.

Ele quebrou as leis, invadiu espaços, falsificou documentos, inventou mentiras e desculpas - tudo coisas que nunca havia feito nos seus 50 e poucos anos de vida e que não caracterizavam a pessoa pacata que ele era. Tudo por um nome de uma mulher que lhe apareceu à frente e que tomou conta da sua sanidade.

Saramago é simplesmente um génio. Esta história é trágica, cómica, é bem-humorada, também triste, tem diálogos surreais e fantásticos. O Sr. José é um de nós, um homem trabalhador e obediente que um dia tem uma epifania que tudo muda. Conseguimos facilmente criar laços com a personagem e acabamos a torcer pelo Sr. José como se também a nossa vida estivesse envolvida na sua aventura de investigação. Observamos com humor as conversas que tem consigo próprio, como todos nós fazemos, mas pôr isso no papel de modo natural é a parte difícil que Saramago domina.

A crítica está sempre presente, fulminando como um raio a burocracia, a nossa subserviência cega à autoridade, a rotina e a falta de discussão de ideias e métodos, e ainda nos coloca a divagar sobre a vida e a morte. O ritmo é alto, quase como se se tratasse de um policial, onde está sempre alguma coisa a acontecer e onde o suspense e o mistério também entram, aumentando a nossa expectativa até ao fim.

Acima de tudo, acabamos o livro a pensar exactamente naquilo que o autor queria: sabemos o nosso nome mas não o conhecemos, não fazemos ideia do que ele faz de nós, desde o nascimento à morte.

Todos os Nomes
De: José Saramago
Ano: 1997
Páginas: 280
Editora: Porto Editora

A nossa pontuação: ★★★★☆
Disponível no site Wook.

0 comentários:

Enviar um comentário